do ninho para grandes voos...
MAT 1 - Crianças de 2 anos completos até 31/03.
MAT 2 - Crianças de 3 anos completos até 31/03.
PRÉ 1 - Crianças de 4 anos completos até 31/03.
PRÉ 2 - Crianças de 5 anos completos até 31/03.
A partir de 6 anos completos.
Conheça o fundamental II clicando aqui.
A equipe Fênix investe força de trabalho para que as vivências pertinentes a esta fase sejam verdadeiramente produtivas e significativas. Com esse foco, oportuniza experiências e convivências que favoreçam a construção da cidadania e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, de forma compartilhada e construtiva. Todos acreditam que pessoas felizes e capazes não desvinculam seus saberes de suas emoções. Este é um dos motivos que impulsiona a equipe a se concentrar no hoje com um “olhar” focado no amanhã. Para tal, estimulam os alunos a um exercício maior: traçar metas para o futuro e, sobretudo, agir no tempo presente para alcançá-las.
Gestoras
Professora
Coordenadora Fundamental I
Professora de Música
Professora
Auxiliar Administrativo/Pedagógico
Secretária
Professora
Assistente Administrativo/Pedagógico
Auxiliar de Classe
Professora
Professora de Língua Inglesa (2° ao 5° Ano)
Professora
Equipe de Coordenação
Inspetor de Alunos
Professor de Xadrez e Iniciação Esportiva
Professora
Professora de Língua Inglesa
Professora de Educação Física
Professora
Professor de Educação Física
Missão
• Educação inovadora e significativa no processo ensino-aprendizagem, visando a formação de cidadãos competentes e habilidosos para a vida, para o mercado de trabalho e para a convivência social solidária e fraterna.
Valores
• Ética - Instituição íntegra, honesta, transparente e justa, valorizando o respeito pelo outro, a verdade e o diálogo aberto.
• Respeito ao Ser Humano - Princípio básico das nossas atitudes e ações.
• Comprometimento - ocorre por meio dos processos de rotina, contando com a sinergia para o trabalho em equipe, pelas atitudes e execução das ações planejadas.
• Firmeza de propósitos e transparência: Fundamentação de todas as nossas ações, visando a ampliação da credibilidade entre os integrantes da equipe e entre a Escola e a Comunidade.
• Profissionalismo - Na busca constante pelo aperfeiçoamento e atualização, buscamos agir sempre de forma planejada, com responsabilidade, organização e objetividade.
• Responsabilidade - Atuação de forma autônoma e consciente, assumindo integralmente os resultados e as consequências das ações implementadas.
Nossa Escola conta com uma equipe de professores devidamente preparados, com Direção e Coordenação pedagógica atentas para a efetivação de uma gestão democrática, participativa e dinâmica, todos comprometidos com a consolidação de valores, com o aprimoramento de competências e com a estimulação para a superação do ser humano, na evolução de suas potencialidades. O foco de todo o trabalho está voltado para a construção da coletividade sem, entretanto, perder de vista a condição de singularidade pertinentes à cada ser humano. Como Equipe, comprometemo-nos a uma missão maior: ensinar a aprender e aprender a ensinar dia após dia, acima ou apesar de qualquer dificuldade.Reconhecemo-nos como educadores. É isso que nos motiva a socialização e a ampliação do conhecimento de modo incansável e incessante, por meio do fazer, fazer e fazer, buscando sempre o aperfeiçoamento dos processos.
A convicção de que temos cumprido com nosso papel na formação de nossas crianças reforça nossa responsabilidade e, ao mesmo tempo, permite-nos sentir um imenso orgulho da composição nas histórias de vidas, na orientação de caminhos e na fomentação de sonhos, rumo a grandes realizações e conquistas.
Psicomotricidade: A Psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo; é a integração entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global e focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos. Desse modo, a criança é estimulada à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento. Em nossa escola, colocamos um olhar diferenciado para essa importante questão, compreendendo que investimentos como esse alavancam as estruturas que serão a base para a construção de adultos mais ponderados.
Inglês: A apresentação desse idioma inicia-se no Maternal e estende-se para as séries subsequentes de forma gradativa e contínua, favorecendo a construção de um conhecimento que possibilita a aquisição de novas posturas, de variados conhecimentos e de novas aberturas para a compreensão do novo que permeia as relações no mundo globalizado.
Espanhol: Em nossa Escola, além do estudo formal da língua materna (Português), oportunizamos as crianças do Fundamental a convivência com o Inglês como segunda língua, e com o Espanhol, como terceira língua. As abordagens didático-metodológicas possuem cunho informal, com ênfase para a oralidade e para a incorporação gradativa da sonorização e das características peculiares a cada idioma, além do caráter lúdico e estimulador para outras temáticas culturais, inerentes as respectivas línguas estrangeiras estudadas.
Cultura Clássica: Através do contato contínuo com obras literárias e com as respectivas histórias das civilizações, o objetivo maior desse projeto está intrinsecamente relacionado a ampliação do repertório cultural de mundo das nossas crianças, das análises e dos debates dirigidos acerca de valores éticos, de aspetos e abordagens culturais e de conhecimentos gerais acerca do conhecimento construído a partir das variadas bagagens de cada civilização e da incorporação gradativa de valores como apreço a tolerância, respeito a pluralidade de ideias e reflexão comedida para o diferente. O trabalho é realizado a partir de contação de histórias que são aprofundadas, revisitadas e debatidas sob a orientação atenta e mediadora do professor.
Experimentos: Trata-se de um movimento edificante acerca das ciências da natureza onde o aluno descobre, experimenta e é estimulado para descobrir o mundo, através de um prisma científico.O incentivo para o conhecimento e para o respeito a vida no planeta, para a compreensão das leis que regem seu funcionamento e para a incorporação do pensamento formal à luz da razão e das grandes descobertas são grandes norteadores desse projeto, assim como o estímulo para novas aprendizagens e para retroalimentar a sede de conhecimento. Há muito o que descobrir. Há muito o que aprender! E o melhor: Há muito prazer e alegria em fazer tudo isso!.
Parceria para aquisição do material escolar: Com a finalidade de favorecer a rotina das famílias e a execução das propostas de nossa equipe, os materiais para uso coletivo são providenciados por nossa escola. A prática mostra tratar-se de um facilitador a todos. Além disso, as compras em grandes quantidades possibilitam a redução nos valores, além de maiores descontos ou melhores condições de parcelamento.
Turmas pequenas: OO aproveitamento do aluno está vinculado a muitos fatores, dentre os quais a qualidade e a quantidade de atenção a ele dispensadas. Evidentemente, o tamanho da turma é uma variável importante nesse contexto. Por essa razão, nossa meta é, dentro do possível, trabalhar com turmas que favoreçam a atenção especial às particularidades dos alunos, bem como ao perfil específico de cada grupo.
Investimento em línguas estrangeiras: Dispensável dizer que vivemos, mais do que nunca, em um mundo globalizado que exige que sejamos “plurais” em muitos aspectos. Nossa meta é fazer com que o domínio de outro idioma funcione como canal para a aquisição de novas informações, culturas e vivências. Assim, as oportunidades criadas pela ampliação dos conhecimentos, de modo geral, são incontestáveis.
Escola inclusiva: Ensinar e aprender são uma via de mão-dupla. Nesse contexto, é necessário contar com instrumentos adequados, e, sobretudo, com pessoas adequadas, não só por sua capacitação, mas também por sua habilidade de incluir o grupo na mesma missão: “crescer”, seja pela oportunidade de ensinar, seja pela oportunidade de aprender.
Religiosidade: Nossa missão enquanto escola é mediar a aprendizagem e organizar as relações por meio de ações e abordagens fortemente alicerçadas em valores éticos e morais. Neste contexto, independentemente de traçarmos “um” caminho ou “o” caminho, o que prevalece é a missão de formar cidadãos capazes de analisar e intervir na realidade com atitudes pautadas no respeito, a si mesmo e aos seus semelhantes e, sobretudo, aprender aprender a amar.
Educação especial: Aprender de forma diferente implica em saber ensinar de forma diferente. Para nossa escola, a forma de ensinar pode se distanciar das convenções e representa um caminho com desafios que demandam capacitação e instrumentos adequados. Mas, acima de tudo, aqui acreditamos que é possível “ir além” e superar limites, pois encaramos as diferenças não como limitadoras, mas sim como portas para o crescimento de todos nós.
Material didático: Muitos fatores determinam a utilização de um material didático, como a forma de apresentação dos conteúdos e das atividades, a confluência equilibrada com o mundo tecnológico, a competência de seus autores e, sobretudo, os avanços obtidos pelos alunos usuários do material. Todas essas análises, dentre outras, embasam a escolha do material do Sistema Uno de Ensino e ratificam nossa convicção de que estamos no caminho certo.
Material atualizado: Para que um material didático seja atualizado,não basta apenas inserir os acontecimentos relevantes que interferem na configuração do mundo e do diaadia de todos nós. É preciso, antes de tudo, filtrar as informações, fazer uma análise crítica, criar abordagens específicas ao tema e, sobretudo, correlacioná-las aos conteúdos e atividades já existentes no material. Esse rigor na edição do material didático do Sistema Uno é, dentre outros aspectos, o fator que reforça nossa opção por sua utilização.
Autores especialistas e assessoria pedagógica in loco: Quando um material didático é escrito por um especialista existem ganhos que fazem diferença no conjunto dos estudos: há a indicação dos pontos fundamentais do conteúdo, a correlação com as atividades de sala e de casa, além da interligação com outros assuntos. Por essa razão, oferecemos em nossa escola um material didático que atende a essa qualificação – escrito por quem entende, não só do tema especificamente, mas também de sala de aula. Além desses aspectos, contamos com assessoria e com o acompanhamento sistemático da equipe Uno, com efetivas visitas em nossa escola para estudos, reflexões e consequentes ajustes na caminhada, se necessário.
Refeições diárias: As refeições oferecidas em nossa escola foram concebidas de forma a atender muitos aspectos. Inegavelmente representam uma facilitação para a configuração da rotina de algumas famílias e permitem que o momento escolar se estenda, facilitando a realização de outras atividades. No entanto, fazer uma refeição na escola promove oportunidades de relacionamento diferentes das vividas em sala de aula e, assim, privilegia outros ganhos. Permite também que muitos alunos ampliem suas opções de cardápio e são uma forma de garantir um padrão nutricional adequado.
Cardápio equilibrado e nutritivo: Em nossa escola, esse assunto recebe especial atenção. Ao contarmos com profissionais específicos, sérios e atentos, visamos um cardápio , preparado na cozinha da própria escola, favorecendo o ponto de vista nutricional e a inclusão de opções variadas e, consequentemente, ampliando a gama de alimentos consumidos, tornando-os mais atraentes para os alunos. Garante também que não ocorram discrepâncias entre os lanches e ainda favorece a criação de regras e de rotina. Figura como facilitador para as famílias, pois dispensa a organização prévia do lanche e a preocupação sobre o que será consumido por seus filhos.
Todas as formas de expressão e arte são consideradas muito importantes para nossa equipe. Elas representam momentos de aprendizagem que extrapolam as atividades de classe e compõem as experiências culturais que vão enriquecer nossos alunos em suas vivências pessoais e profissionais. São tanto mais ricas quanto mais contextualizadas ao cotidiano e aos conteúdos estudados. Essas atividades desenvolvem o senso de prioridades e a hierarquia de produção, além do compromisso com o resultado final. Favorecem o aprimoramento das inteligências dedutiva, lógica e emocional.
Artes Plásticas: Materializam as habilidades sensoriais, espaciais, desenvolvem a sensibilidade para compreensão do todo e das partes de uma produção e suas relações estéticas.
Teatro: Além de desenvolver habilidades ligadas a memória e disciplina, funciona como facilitador de relacionamentos e ainda como exercício de autoconhecimento, à medida que implica em assimilar o caráter do personagem, que tem atitudes e posicionamentos que divergem de suas características pessoais.
Dança: Desenvolve a disciplina, o senso de desafio e superação pessoais, além da sincronia e compromisso com o grupo. Além disso, representa uma forma de expressão e autoconhecimento inegáveis.
Festas temáticas: As festas temáticas motivam os alunos a buscar a caracterização pertinente a cada evento. No entanto, mais importante que esses momentos de descontração que unem o grupo, são as aprendizagens inerentes à situação, como forma de vestir, histórias, ligações com épocas e costumes, etc. É a prova de que, dependendo do enfoque, todas as ações e eventos podem ser revestidos de aprendizagem.
Se, popularmente, usamos muitas vezes a expressão “a primeira impressão é a que fica”, em analogia podemos dizer que a boa adaptação é responsável por abrir portas para um bom relacionamento, onde sejam compartilhadas não só as conquistas, mas também as dificuldades e os obstáculos que possam surgir no caminho. As expectativas de famílias, alunos e escola devem ser tratadas com atitudes e recebem, em nossa escola, muita atenção e olhar diferenciado.
Venho dar meu testemunho sobre a escola que escolhi: Fiquei muito emocionada em escrever tudo o que tenho a dizer. Só tenho que agradecer pelo imenso carinho e dedicação que vocês nos oferecem. No início, passei por dificuldade com o comportamento do Pedro e vocês me acolheram de braços abertos, me auxiliaram em tudo que precisei. Hoje, o Pedro é outra criança devido a ajuda da escola e da equipe inteira. O trabalho de vocês está, em tudo, conforme eu esperava. Vocês só me proporcionaram alegrias, tanto para mim, quanto para meu filho Pedro Lucca. Amo demais a escola e a equipe toda. Sou muito grata a escola. Beijos a todos. Rose (Mãe do Pedro Lucca – Maternal II)
É com muito carinho que penso na escola Fênix, afinal é onde o nosso bem mais precioso está grande parte do dia. Equipe Fênix: uma equipe que se preocupa com o desenvolvimento das crianças para que se tornem adultos conscientes e mais preparados para o futuro. Obrigada Equipe Fênix. Dafne (mãe do Lorenzzo – Maternal II)
Falar de vocês, equipe Fênix, é simples porque soam, naturalmente, lindas palavras. Chegamos a pouco tempo, mas parece que os laços de amizade são de anos. Portanto, durante todo esse ano de convivência, só temos a agradecer por tudo que foi feito a nossa pequena Isadora. Para nós, pais, ter plena confiança na escola é muito importante e isso foi nos oferecido em grandes doses. Sabíamos que, sob os cuidados dessa equipe maravilhosa, nossa filha estaria segura. Sempre sobre os olhares atentos, fomos muito bem acolhidos, e o trabalho realizado nesse ano superaram as expectativas de qualquer família. Enfim, aqui estivemos e aqui ficaremos por mais alguns anos possíveis, ditos de que a Fênix como escola é: apoio, segurança, responsabilidade, cuidado. É simplesmente o resultado de uma equipe que contagia a todos com o simples: Amor pelo que faz!!! Parabéns!!! Vocês são incríveis... Reinaldo & Thaís (Pais da Isadora – Maternal I)
Ver a alegria de nossa filha na escola e seu desenvolvimento diário é a maior prova do carinho e competência de toda Equipe Fênix Infantil! Eduardo & Flávia (pais da Bruna –Maternal II)
Nossos Sinceros agradecimentos a Fênix Educação Infantil, principalmente, as queridas Lélia e Cláudia que, com todos os seus conhecimentos na área da educação, foram essenciais na escolha da nova escola da nossa pequena Maria Alice. Agradecemos a todas as “Tias” (não menos importantes) que sempre foram tão cuidadosas, dedicadas e carinhosas. Antes de colocá-la nesta Instituição, pesquisamos e conhecemos praticamente todas as escolas de Pouso Alegre e nenhuma encantou tanto quanto a Fênix, primeiramente, pela infraestrutura, e também pela metodologia e o cardápio que é sempre tão impecável. A cada dia que passa temos mais certeza de que fizemos a melhor e a mais certa escolha e que nosso maior tesouro está em ótimas mãos! Que Deus possa abençoar cada uma de vocês! Obrigado mais uma vez!! Lidiaine & Claudiney (pais da Maria Alice do Maternal II)